43 33243412 (WhatsApp)

NOTICIAS

20/06/2017
21 de Junho - Dia do Intelectual

Intelectual é um termo que deriva do vocábulo latino intellectualis e que permite fazer referência àquilo que pertence ou que é relativo ao entendimento.

Exemplos: “Este problema é intelectual, nada que se resolva através da força”, “Não tenho vontade nenhuma de fazer qualquer esforço intelectual cada vez que vou ao cinema”, “Denotam-se graves falências intelectuais nos alunos que não estejam habituados a ler desde pequenos”.

O adjectivo intelectual, por conseguinte, tende a ser usado em oposição ao corporal ou físico, aparecendo associado ao espiritual ou ao simbólico. Quando se diz que algo se deve resolver de maneira intelectual, significa que a solução desse assunto só se consegue através do pensamento e da reflexão. Por conseguinte, não importa aqui a força física que é aplicada.

Por outro lado, são consideradas intelectuais as pessoas que se dedicam às letras e às ciências. Estes sujeitos investem o seu tempo a estudar a realidade e a reflectir nos problemas sociais.

Os intelectuais, assim sendo, formam um grupo social que tenta educar a população, propor debates e explicar certos fenómenos. Neste sentido, diz-se que os intelectuais têm o dever moral de fomentar/promover a reflexão crítica.

Para o marxismo, um intelectual orgânico é aquele que, apesar de pertencer a uma classe superior, se compromete com a condição das classes baixas e trabalha pela liberação dos mais desfavorecidos e desprotegidos.

O coeficiente intelectual (QI), por último, é o número resultante de uma prova estandardizada que mede as capacidades cognitivas de um ser humano em relação à sua faixa etária.

 

Leia mais: Conceito de intelectual - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/intelectual#ixzz4kZTGlxUN

Voltar