43 33243412 (WhatsApp)

NOTICIAS

12/09/2016
SETEMBRO AMARELO – “ A VIDA VALE OURO “

O SETEMBRO AMARELO é uma campanha voltada para conscientização e mobilização social visando a prevenção do suicídio, realizada todos os anos no mês de setembro no mundo inteiro através da divulgação ampla de informações a respeito do assunto e identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela.

Alguns assuntos relacionados a saúde ainda são considerados “ tabu “, assim como em outros momentos a AIDS e o Câncer já foram, hoje em dia o suicídio ainda é um assunto bastante polêmico.

Mas afinal, por que falar sobre suicídio?

Números oficiais em todo mundo a cada 45 segundos uma pessoa se mata e cada 3 segundo uma pessoa tenta se matar, números que estão relacionados a  1.000.000 mortes por ano,  estes superiores a quantidade de mortes ligadas a AIDS e alguns tipos de câncer. No Brasil pelo menos 32 mortes/dia estão relacionados a autodestruição. Esses números são alarmantes e nos mostram que atualmente o suicídio é um assunto de saúde pública.

Segundo a OMS (organização Mundial de Saúde) a cada 10 casos 9 estão ligados a presença de uma doença mental diagnosticável, o que gera esperança, pois se observamos a presença de uma patologia também observamos a possibilidade de tratamento e consequentemente a oportunidade de salvar vidas.

O que leva alguém a tirar a própria vida? Quem se mata é fraco? Quem fala em se matar não se mata? Como identificar sinais de alerta? O que fazer quando os reconhecemos? Aonde procurar ajuda? E quando a ajuda não é aceita? O que é verdade ou o que é mito? Qual é o papel da mídia, divulgar ou não divulgar?

Este é o papel da campanha e essa é a nossa luta ...

Informar para prevenir!

Dr Thiago Moreira

Médico Psiquiatra

Voltar