43 33243412 (WhatsApp)

NOTICIAS

23/09/2016
Saúde antecipa ações do Outubro Rosa

A Secretaria de Saúde de Londrina antecipará as ações do Outubro Rosa. Neste sábado (24), todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas, das 8 às 18 horas, para realizar o exame preventivo de câncer de colo de útero e de mama e agendar horário para a mamografia.
As mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos fazem parte do grupo prioritário para a realização do preventivo de colo de útero, principalmente àquelas que não realizam o exame há mais de três anos. Já a mamografia é indicada para mulheres acima de 40 anos, quando há risco familiar, e, especificamente, na faixa dos 50 a 69 anos, quando não houver.
O objetivo da antecipação do Outubro Rosa é chamar a atenção para o combate e a conscientização sobre os tipos de câncer, que são um dos mais incidentes no Brasil. Segundo a coordenadora de Saúde da Mulher, Priscila Colmiran, a intenção é que as mulheres consigam agendar a realização de mamografias na mesma semana em que solicitarem o exame, visto que todas sairão das consultas com a guia de requerimento em mãos. Aquelas que não conseguirem ir no sábado poderão procurar os serviços durante a semana, na unidade mais próxima de sua residência, das 7h às 19h.
"Quanto mais cedo for diagnosticado o câncer, mais chances de cura as mulheres têm e menos probabilidade de vir a óbito. Por isso, é importante que elas se cuidem e procurem a Unidade de Saúde para a realização dos exames", explicou Priscila.
Segundo dados da Coordenadoria de Sistemas de Informação Epidemiológica da Secretaria de Saúde, em 2015, 54 mulheres residentes em Londrina faleceram de câncer de mama, enquanto que outras 20 vieram a óbito devido ao câncer de colo de útero, seis morreram por causa de câncer no corpo do útero e outras nove perderam a vida por causa do câncer de ovário

Voltar