43 33243412 (WhatsApp)

NOTICIAS

05/10/2016
Horário de verão começa em 16 de outubro

Moradores do Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão adiantar relógios em uma hora

Atenção, trabalhador: praticamente metade do País entrará no horário de verão a partir de 16 de outubro. A partir das 0h do domingo (16), os relógios deverão ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Esse horário vai vigorar até o dia 19 de fevereiro de 2017.

Adotada desde 1931, a medida gera economia de energia ao País, com menor consumo no horário de pico (entre as 18h e 21h). Isso porque as residências, indústrias e comércios brasileiros aproveitam melhor a luminosidade natural, que dura mais tempo nesse período.

Assim, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade.

 

Em 2015, o horário de verão permitiu poupar nada menos que R$ 162 milhões, segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). A economia foi possível porque não foi preciso adicionar mais energia de usinas termelétricas para garantir o abastecimento do País nos horários de pico.

Essa redução representa cerca de 4,5% da demanda de ponta das três regiões e é equivalente a uma vez e meia a carga no horário de ponta de Brasília ou o dobro da carga no horário de ponta de Florianópolis.

Voltar